P O E S I A - A F O R I S M O S - R E F L E X Õ E S
É divino o firmamento e o teu pensamento assenta no horizonte...?
Sê também tu um arquitecto do mundo, começando por colocar uma pedra na calçada.

quinta-feira

à mulher

 a ti que és mulher, o meu carinho, a minha ternura, o meu amor...

mulher, palavra bonita!
só duas silabas, mas abrangente!
e ela que me permita,
escrever sobre ela, alegremente.

muitas vezes mal tratada,
para ela, minha ternura,
serás por mim lembrada,
pela tua formosura...

mulher, tu és linda,
tu és formosa,
teu corpo esbelto e ainda,
és felina e charmosa.

como eu gosto de ti,
de sentir tua presença,
e o que te pedi,
e tu me deste licença.

mulher, tu és a origem!
muita gente isso esquece,
tu és a flor, tu és o bem,
tu és quem me enternece.

o teu longo suspiro...!
ninguém o entende,
nem eu, quando a teu lado respiro,
só tu sabes o que ele pretende.


mulher, senhora, mãe,
sempre jovem e menina,
e amante também,
e tudo isto, em ti não termina.

o teu olhar me desperta!
o teu rosto me encanta!
o teu corpo me liberta!
a tua presença, a moral me levanta!


joão oliveira